Recursos Educacionais
Aplicativos produzidos pelos discentes na disciplina "Gêneros Discursivos/Textuais e Práticas Sociais" sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Cláudia Valéria Doná Hila.
Autores: Vinicius da Silva Zacarias e Cláudia Valéria Doná Hila
Aplicativo: Resenha de Filme
O aplicativo visa contribuir para tornar o ensino do gênero resenha de filme mais significativo e alinhado aos pressupostos teóricos dos multiletramentos, por meio do uso de ferramentas digitais.
Autores: Claudinéia Nascimento, Ercilia Alves Ferreira, Roseli Monteiro e Cláudia Valéria Doná Hila
Aplicativo: A Carta do Leitor no Contexto da Surdez
O objetivo das autoras foi desenvolver um aplicativo como material de leitura e produção textual do gênero discursivo "Carta do Leitor" para alunos surdos do 6º ano do Ensino Fundamental II.
Autores: Wemerson Damasio, Sílvia Adriana Trolez Gonçalves, Marina Leopoldina Gonçalves de Paiva da Mota, Viviane Evangelista Neves e Cláudia Valéria Doná Hila.
Aplicativo: Texto Nota 10
O aplicativo tem como objetivo auxiliar alunos e professores nas produções textuais dos gêneros solicitados pelas Olimpíadas de Língua Portuguesa.
Autores: Nilza Pereira Crepaldi e Claudia Valeria Doná Hila.
Aplicativo: Chapeuzinho Vermelho e os Multiletramentos
O objetivo do aplicativo é desenvolver os multiletramentos na escola por meio de diferentes linguagens de uma forma mais dinâmica, interativa e dialética de modo que o aluno reflita, discuta, complemente, negue, aceite e responda ativamente ao processo de leitura.
Autores: Nilza Pereira Crepaldi e Claudia Valeria Doná Hila.
Aplicativo: Gênero HQ: Uma estratégia de Leitura
O objetivo do aplicativo é possibilitar ao professor uma estratégia de leitura compartilhada direcionada a alunos do ensino fundamental II, por meio da oralidade, do impresso e do digital, de modo que os aprendizes façam inferências, formulem hipóteses e ativem os seus conhecimentos prévios, contextualizando a leitura visual e verbal.
Autores: Patricia Sousa dos Santos, Rosangela Fernandes de Oliveira, Nilza Pereira Crepaldi e Cláudia Valéria Doná Hila.
Aplicativo: A droga da obediência: Protótipo de Leitura
O aplicativo apresenta um Protótipo Didático destinado ao professor, subsidiado por uma tecnologia digital (Aplicativo Educacional), visando ao desenvolvimento literário e humano de alunos do nono ano do ensino fundamental, mediante às concepções teóricas e metodológicas de Cosson (2014), pela leitura da obra “A droga da obediência” de Pedro Bandeira, a fim de que o aprendiz se constitua como leitor autônomo, reflexivo, crítico e humano.
Produtos das dissertações produzidos pela turma 7 do Profletras
Autora: Aline Alencar de França dos Santos
Produto: Texto Imagético: O trabalho interdisciplinar com Língua Portuguesa e Geografia no 8º ano.
Autora: Ana Maria da Fonseca Denega
Produto: Oficina de Leitura: Temática Indígena
Autora: Andresa Timotheo Pereira
Produto: Colocar-se no lugar do outro: Uma proposta de Leitura, reflexão e ação.
Autor: David Souza Silva
Autora: Josilene Ghiraldi Corona
Autora: Maria de Fatima Beluco Piga
Produtos das dissertações produzidos pela turma 8 do Profletras
Autora: Adriana Martins da Rocha
Autora: Alessandra da Silva Rodrigues
Produto: Comentário em redes sociais, Alessandra da Silva Rodrigues
Autora: Claudinéia Guedes Kimura
Autor: Diego Paulo Ambrozio
Produto: Guia para Professores Infográfico.
Autora: Jaqueline Maria de Oliveira
Autora: Marcelene Simões Oliveira
Produto: Guia didático para uma leitura escolar de a terra dos meninos pelados e amoras.
Autora: Patrícia Massulo
Produto: No universo dos Stories: Oficinas de leitura discursiva para o 9º ano do fundamental.
Autora: Renata Bazaque Rezende
Produto: Manual didático para professores- Viés dialógico- aplicado ao gênero: Conto de suspense.
Autora: Viviani Vacholiz
Produto: Leitura de charges na perspectiva discursiva: Uma proposta para alunos com TDAH.
Autora: Waldete Aparecida
Produto: Estrelas tortas: Prática de leitura literária e subjetiva para alunos do fundamental.