Recursos Educacionais

Aplicativos produzidos pelos discentes na disciplina "Gêneros Discursivos/Textuais e Práticas Sociais" sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Cláudia Valéria Doná Hila.

 

Autores: Vinicius da Silva Zacarias e Cláudia Valéria Doná Hila

Aplicativo: Resenha de Filme

O aplicativo visa contribuir para tornar o ensino do gênero resenha de filme mais significativo e alinhado aos pressupostos teóricos dos multiletramentos, por meio do uso de ferramentas digitais.

Link para download

 

Autores: Claudinéia Nascimento, Ercilia Alves Ferreira, Roseli Monteiro e Cláudia Valéria Doná Hila

Aplicativo: A Carta do Leitor no Contexto da Surdez

O objetivo das autoras foi desenvolver um aplicativo como material de leitura e produção textual do gênero discursivo "Carta do Leitor" para alunos surdos do 6º ano do Ensino Fundamental II.

Link para download

 

Autores: Wemerson Damasio, Sílvia Adriana Trolez Gonçalves, Marina Leopoldina Gonçalves de Paiva da Mota, Viviane Evangelista Neves e Cláudia Valéria Doná Hila.

Aplicativo: Texto Nota 10

O aplicativo tem como objetivo auxiliar alunos e professores nas produções textuais dos gêneros solicitados pelas Olimpíadas de Língua Portuguesa.

Link para download

 

Autores: Nilza Pereira Crepaldi e Claudia Valeria Doná Hila.

Aplicativo: Chapeuzinho Vermelho e os Multiletramentos

O objetivo do aplicativo é desenvolver os multiletramentos na escola por meio de diferentes linguagens de uma forma mais dinâmica, interativa e dialética de modo que o aluno reflita, discuta, complemente, negue, aceite e responda ativamente ao processo de leitura.

Link para download

 

Autores: Nilza Pereira Crepaldi e Claudia Valeria Doná Hila.

Aplicativo: Gênero HQ: Uma estratégia de Leitura

O objetivo do aplicativo é possibilitar ao professor uma estratégia de leitura compartilhada direcionada a alunos do ensino fundamental II, por meio da oralidade, do impresso e do digital, de modo que os aprendizes façam inferências, formulem hipóteses e ativem os seus conhecimentos prévios, contextualizando a leitura visual e verbal.

Link para download

 

Autores: Patricia Sousa dos Santos, Rosangela Fernandes de Oliveira, Nilza Pereira Crepaldi e Cláudia Valéria Doná Hila.

Aplicativo: A droga da obediência: Protótipo de Leitura

O aplicativo apresenta um Protótipo Didático destinado ao professor, subsidiado por uma tecnologia digital (Aplicativo Educacional), visando ao desenvolvimento literário e humano de alunos do nono ano do ensino fundamental, mediante às concepções teóricas e metodológicas de Cosson (2014), pela leitura da obra “A droga da obediência” de Pedro Bandeira, a fim de que o aprendiz se constitua como leitor autônomo, reflexivo, crítico e humano.

Link para download

Produtos das dissertações produzidos pela turma 7 do Profletras

Autora: Aline Alencar de França dos Santos

Produto: Texto Imagético: O trabalho interdisciplinar com Língua Portuguesa e Geografia no 8º ano.

Autora: Ana Maria da Fonseca Denega

Produto: Oficina de Leitura: Temática Indígena

Autora: Andresa Timotheo Pereira

Produto: Colocar-se no lugar do outro: Uma proposta de Leitura, reflexão e ação.

Autor: David Souza Silva

Produto: Caderno Didático elaborado para a Leitura do conto “ O pequeno príncipe preto” de Rodrigo França.

Autora: Josilene Ghiraldi Corona

Produto: Identidade adolescente em debate: Oficinas de Leitura para um 8º ano acerca da animação “O serviço de entregas da Kiki”.

Autora: Maria de Fatima Beluco Piga

Produto: A Leitura em sala de recursos multinacional- Tipo I do ensino fundamental II: estratégias para o desenvolvimento do aluno leitor.

Produtos das dissertações produzidos pela turma 8 do Profletras

Autora: Adriana Martins da Rocha

Produto: Impressões da alma materializadas no papel- Um guia para professores explorarem a leitura subjetiva da obra “A fofa do terceiro andar (Busatto,2015)”. 

Autora: Alessandra da Silva Rodrigues 

Produto: Comentário em redes sociais, Alessandra da Silva Rodrigues

Autora: Claudinéia Guedes Kimura

Produto: A amizade em debate: Oficinas de leitura para um 7º ano acerca do longa de animação “O pequeno príncipe”.

Autor: Diego Paulo Ambrozio 

Produto: Guia para Professores Infográfico.

Autora: Jaqueline Maria de Oliveira

Produto: Poetry Slam nas aulas de língua portuguesa: Uma proposta de leitura diálogica para o 9º ano.

Autora: Marcelene Simões Oliveira

Produto: Guia didático para uma leitura  escolar de a terra dos meninos pelados e amoras.

Autora: Patrícia Massulo

Produto: No universo dos Stories: Oficinas de leitura discursiva para o  9º ano do fundamental.

Autora: Renata Bazaque Rezende 

Produto: Manual didático para professores- Viés dialógico- aplicado ao gênero: Conto de suspense.

Autora: Viviani Vacholiz

Produto: Leitura de charges na perspectiva discursiva: Uma proposta para alunos com TDAH.

Autora: Waldete Aparecida

Produto: Estrelas tortas: Prática de leitura literária e subjetiva para alunos do fundamental.