+

Dissertações Defendidas

Turma 01

Autor(a): Anadir Aparecida Selória

"O meu pé de Laranja Lima": uma proposta metodológica a partir do texto verbal e do texto cinematográfico

 

Autor(a): Édila Regina da Silva Rocha

O gênero resumo de texto no livro didático do nono ano: análise e proposta de intervenção

 

Autor(a): Edna Mariucio Aranha

Uma proposta pedagógica de leitura e análise linguística com cartas do leitor

 

Autor(a): Josenei Aguinaldo Jacinto

Atividades de revisão na produção do gênero autobiografia

 

Autor(a): Leliane Fossaluza Bassiga

Prova Brasil: a leitura em contexto de avaliação - Análise e propostas

 

Autor(a): Maria Mônica Gimenez Berti

Recursos coesivos em narrativas orais e escritas: uma sequência didática a partir de causos populares

 

Autor(a): Marlei Cleis Pereira

A leitura no contexto de privação de liberdade: análise da abordagem de leitura no livro didático

 

Autor(a): Josiane Luzia Mendonça dos Santos

Proposta pedagógica de ressignificação de leitura com o gênero anúncio publicitário

 

Autor(a): Diana Karla Hernandes

A leitura literária: uma proposta de abordagem da construção descritiva no conto sarnento, pulguento, magrinho, uma graça!

 

Autor(a): Margaret de Lourdes Volponi

Gênero textual autobiografia em aulas de língua portuguesa na EJA: uma perspectiva de aprendizagem na terceira idade


 Turma 02

Autor(a): Gislaine Valéria Rodrigues

Letramento Literário: Uma perspectiva de humanização da literatura no espaço prisional

 

Autor(a): Rosiane Cardoso dos Santos Moratto

Leitura discursiva em vlogs: uma experiência em sala de aula

 

Autor(a): Pedrina Carvalho de Oliveira

De Sait-Exupéry a Limeira: uma leitura comparativa de O Pequeno Príncipe


 Turma 03

Autor(a): Adriana Luzia Gomes Demori

Comandos de Produção: Recursos de direcionamento da produção escrita de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

 

Autor(a): Ana Paula Ribeiro Assoni

A leitura e o letramento literário como ferramentas transformadoras no contexto do programa de aceleração de estudos - PAE

 

Autor(a): Betania Elisabete Braga

Um protótipo didático para o multiletramento com gênero meme para um nono ano

 

Autor(a): Daniela Aparecida Ferreira Arfeli

Proposta de leitura e letramento literário para alunos assentados da EJA

 

Autor(a): Fernanda Khalil

A construção da identidade em práticas escritas no facebook com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental

 

Autor(a): Marino Martiolo

A coesão textual na Prova Brasil do 9º ano: uma proposta para o processo de ensino e aprendizagem

 

Autor(a): Mirian Fila Miglioli Teixeira

Do senso comum ao senso crítico: um estudo teórico-metodológico sobre a fase do planejamento do artigo de opinião por meio dos campos discursivos

 

Autor(a): Regina Corcini de Melo

Tecnologia assistiva no Ensino Fundamental: a audioteca como instrumento de inclusão no processo do letramento didático

 

Autor(a): Regina de Miranda Mukai Reis

Diálogo entre reinações de Narizinhos e os contos maravilhosos: uma sequência básica de leitura do intertexto lobatino em Cara de Coruja


 Turma 04

Autor(a): Ercília Alves Ferreira

Atividades de multiletramento no contexto da surdez: a construção do perfil no facebook

  

Autor(a): Nilza Pereira Crepaldi

Protótipo didático: Chapeuzinho vermelho e os mutiletramentos literários no Ensino Fundamental II

 

Autor(a): Roseli Monteiro

Oficinas de leitura com o gênero relato pessoal no 6º ano do Ensino Fundamental

 

Autor(a): Silvia Adriana Trolez Gonçalves

Proposta de leitura discursiva para 9º ano a partir da crônica Namoro e Futebol, de Moacyr Scliar

 

Autor(a): Vinícius da Silva Zacarias

Projeto didático de gênero resenha de filme no contexto do campo

 

Autor(a): Viviane Evangelista Neves Santos

Guia de leitura: um caminho possível para a formação leitora do aluno do 9º ano

 

Autor(a): Wemerson Damasio

Vidas Secas: uma proposta de leitura e de letramento literário para alunos do Ensino Fundamental II


 Turma 05 

 

Autor(a): Celiane Pereira da Silva

Discurso publicitário: uma proposta de leitura para o 6º ano

 

Autor(a): Danieli Santos Beretello

Leitura de contos de fadas: desconstrução da imagem de submissão da mulher em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental

 

Autor(a): Kátia Regina Menon Miranda

A poesia e os sentidos sensoriais: uma prática para a leitura e o letramento literário no 6º ano do Ensino Fundamental

 

Autor(a): Luziete Cristina da Silva

Leitura no Ensino Fundamental: instrumento de inclusão no processo de multiletramento

 

Autor(a): Marcos de Oliveira

Estratégias de leitura em sala de aula no "combate" à vulnerabilidade social: um olhar à violência doméstica no conto "Para que ninguém a quisesse", de Marina Clasanti

 

Autor(a): Maria Elena da Silva

Leitura silenciosa e leitura oralizada: recursos para construção de sentidos em textos

 

Autor(a): Michelly Luteski

O gênero discursivo artigo de opinião e o meio digital como referente discursivo e meio de circulação: uma proposta para um nono ano do ensino fundamental

 

 

Autor(a): Solange Diva Valentini

Estratégias colaborativas para a compreensão de enunciados de atividades escolares

 

Autor(a): Thaís Cristina Moraes Sacchi

Projeto temático o Bullying na escola e a produçao de contrapalavras no Ensino Fundamental I


 Turma 06

Autor(a): Ana Maria Calixto

Retextualização de causos em HQs: um instrumento de preservação do patrimônio cultural imaterial

 

Autor(a): Cassia Mirelli Mussolim Olivarte

Fake news: leitura em perspectiva dialógica com o gênero (DES) Notícia para o 7º ano

 

Autor(a): Giseli Aparecida Cavalcante Costa 

O estudante do TEA e suas especificidades: linguagem, mediação e inclusão escolar na pandemia

 

Autor(a): Greice Aparecida Facioli de Bittencourt

Ser adolescente na atualidade: a contrapalavra na escrita do gênero carta aberta no 8º ano

 

Autor(a): Lilian Arenas

Pesquisa-ação em turmas de 9º ao do Ensino Fundamental: (re)posicionamentos sociais de alunos em práticas de leitura a respeito da temática "violência contra a mulher"

 

Autor(a): Josilma Pereira Cardoso

O cordel "A terra dos meninos pelados": Uma proposta para ressignificar a autoestima na educação de jovens e adultos"

 

Autor(a): Rita de Cássia da Silva

O texto dramático "O dragão verde", de Maria Clara Machado: uma proposta de leitura e letramento literário para aluno do 9º ano

 

Autor(a): Sara Inae dos Santos Ribeiro

Protótipo didático em aplicativo móvel: propaganda social de combate ao mosquito Aedes aegypti

 

Autor(a): Solange Aparecida Boreggio

Práticas de leitura e escrita em uma perspectiva discursiva: a constituição da autoria em textualizações verbo-visuais sobre gentileza

 

Autor(a): Taíse Fabilla Amadeu

A leitura dialógica de crônicas: os temas empatia e colaboração em um planejamento para o 6º ano do Ensino Fundamental


Turma 07

Autor(a): Aline Alencar de França Santos

O texto imagético: o trabalho interdisciplinar com Língua Portuguesa e Geografia no 8º ano

 

Autor(a): Ana Maria da Fonseca Denega

Proposta de leitura discursiva para o 9º ano: uma reflexão sobre a imagem dos indígenas na sociedade  

 

Autor(a): Andresa Timotheo Pereira

Alteridade e acolhimento: proposta dialógica de leitura para o 6º ano

 

Autor(a): David Souza Silva

A leitura literária no ensino fundamental: (Des)construindo estereótipos a partir da leitura da obra "O Pequeno Príncipe Preto", de Rodrigo França

 

Autor(a): Edilaura Aparecida Possani

A leitura em tempos de crise: o direito à identidade a partir de "De olhos nas penas", de Ana Maria Machado

 

Autor(a): Josilene Ghiraldi Corona

Identidade Adolescente em debate: oficinas de leitura para um 8º ano acerca da animação "O serviço de entregas da Kiki"

 

Autor(a): Renata Aparecida Bocalão

Proposta de leitura literária para o Ensino Fundamental II: um diálogo com a obra "A Revolução dos Bichos"

 

Autor(a): Silvia Terezinha de Souza Hoffmann

Processos fonológicos e o texto escrito de alunos dos 5º e 6º anos do Ensino Fundamental

 


 

  Turma 08

Autor(a): Claudinéia Guedes Kimura

Leitura dialógica do longa de animação o pequeno príncipe: uma proposta para o 7º ano do ensino fundamental.

 

Autor(a): Diego Paulo Ambrozio

O gênero infográfico: leitura e produção textual multissemiótica no 5º ano do ensino fundamental.

 

Autor(a): Patrícia Massulo

Stories jornalísticos no Instagram: oficina de leitura discursiva para o 9º ano do fundamental.  

 

Autor(a): Renata Bazeque

Estratégias para a compreensão leitora e para a escrita aos professores do 5º ano do EF.

 

Autor(a): Marcelene Simões Oliveira

Historias que continuam, leituras que se completam: ressignificar a identidade em "A terra dos meninos pelados", de Graciliano Ramos e "Amoras" de Emicida.