Exigências
Poderão participar do Exame Nacional de Acesso candidatos que atendam às seguintes situações:
a) ser portador de diploma de curso superior de Licenciatura em Letras, habilitação português, devidamente registrado no Ministério da Educação;
b) ser professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos), em Escola da Rede Pública de Ensino do Brasil, regularmente admitido e pertencente ao quadro permanente de servidores; e
c) estar ministrando aula de Língua Portuguesa em qualquer ano do Ensino Fundamental (1º ao 9º anos).
Todo o processo de seleção é coordenado e realizado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do exame nacional de acesso, a qual é responsável pelos editais a serem expedidos e pelos demais trâmites do Processo Seletivo.
Os exames de seleção são individuais e apresentam de somente uma etapa eliminatória, constituída por uma Prova Escrita, eliminatória, cuja finalidade é sondar a capacidade de análise, de interpretação e de argumentação dos candidatos, observando-se as habilidades de leitura e escrita. A prova é composta de questões objetivas e uma questão discursiva.
Para ser admitido no Programa, o candidato deve ser aprovado nesta única etapa do Processo de Seleção e ser classificado dentro do limite de vagas dispostas em cada edital de abertura.
A nota mínima de aprovação é 7,0 (sete). Para efeito de divulgação do resultado final, serão dados a conhecer apenas dois conceitos: “aprovado” (aqueles com média igual ou superior a 7,0) e “não aprovado” (aqueles com média inferior a 7,0).